Dia do Nordestino


Em meio a tanta confusão pós-eleições, eis que chegamos ao 8 de outubro, Dia do Nordestino. A data foi criada no município de São Paulo devido ao grande número de nordestinos que lá vivem. A comemoração foi instituída por meio da Lei 14.952/2009 criada com o objetivo de ajudar a diminuir o preconceito sofrido por muitos nordestinos que migram para o sudeste e sul do país.

Frente a tantos casos de preconceito que estamos lendo nas redes sociais essa semana, fiquei muito esperançosa em saber que a data tem sua origem justamente em São Paulo, cidade de onde surgiram declaradamente alguns dos muitos ataques.

Não queremos ovacionar nenhum tipo de rótulo, afinal somos todos cidadãos do mundo. Todos merecemos respeito morando na Antártida ou na ponta da Groenlândia. Na verdade o que precisamos praticar mesmo é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Fazendo isso a perspectiva muda e nos tornamos mais colaborativos, mais prestativos. E posso assegurar que a maioria dos nordestinos nasce sabendo fazer isso, recebendo todos com as portas sempre abertas.

É isso! Bora encher essa web véia de amor e não de ódio.

Artesanato de Caruaru, Pernambuco.

A foto que ilustra nossa homenagem foi feita em Caruaru/PE, por +Karla Vidal, caruaruense e nordestina. A ideia da arte que abre essa postagem é prestar homenagem também à variação linguística de muitos nordestinos assim como nós.


Comentários

Postagens mais visitadas