Livro digital gratuito apresenta o cenário da Educação Inclusiva no país

'Pesquisas em Educação Inclusiva' apresenta os resultados de oito anos de pesquisa sobre o tema. Foto: +Karla Vidal 

A Educação Inclusiva tem a missão de transformar a escola regular em um espaço preparado para também acolher as pessoas com deficiência. Desse cenário fazem parte aprendizes com os mais diferentes tipos de necessidades especiais, da pessoa surda até a criança autista ou superdotada.

Ao preparar o ambiente escolar para ser um espaço acolhedor das pessoas com deficiência, a tendência é considerar apenas questões referentes à acessibilidade ou à adoção de tecnologias que facilitem o andamento das atividades. No entanto, é imprescindível destacar o papel do docente frente a esse novo cenário de inclusão. Não se trata de transformar a escola em um centro de educação especial e sim de fazer com que as escolas e os professores sejam capazes de atender alunos com e sem deficiência em um mesmo ambiente, o da escola regular, permitindo que a inclusão exista de fato e como direito.

Essa tarefa não é simples. Foi a partir dessas questões que o pesquisador José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI) decidiu ajudar gestores, professores e até mesmo pais a transitar por esse cenário. Para isso escreveu o livro Pesquisas em Educação Inclusiva: questões teóricas e metodológicas que tem lançamento presencial agendado para o sábado 12 de março, na Livraria Anchieta no Piauí e online na Livraria da Pipa Comunicação.

O ebook traz ilustrações de +Karla Vidal desenvolvidas a partir de elementos do repositório freepik.com.

A obra, lançada em formato digital e distribuída gratuitamente em três formatos, reúne os resultados alcançados durante a trajetória de oito anos de pesquisa do autor sobre Educação Inclusiva. Ao retratar a realidade de três capitais diferentes, José Ribamar mostra ao leitor, com a propriedade de quem acompanhou pessoalmente o trabalho de professores em sala de aula, tanto os casos relatados pelos professores entrevistados como suas reflexões sobre os papéis desempenhados por eles na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE), modalidade de ensino adotada pelo Ministério da Educação desde 2009.

Além de relatos e reflexões, o autor apresenta aspectos referentes às legislações nacional e internacional além da descrição do público-alvo do AEE e os tipos de serviço adotados para essa modalidade no Distrito Federal, no Ceará e no Piauí.

“Falta ainda preparar o professor. Muitas das ações são realizadas porque o professor acredita na inclusão e procura recursos por conta própria, às vezes pagando do próprio bolso. Tenta fazer o mínimo para que a aprendizagem do aluno com deficiência aconteça. A escola e os gestores precisam dar mais apoio. Eles precisam se qualificar cada vez mais. Muitas vezes o professor se sente culpado porque sua estratégia não deu certo. Mas, como poderia dar certo sem uma estrutura, materiais e a preparação adequada desse professor?”, questiona o autor.

Pesquisas em Educação Inclusiva estará disponível para leitura online e download no website da Livraria da Pipa a partir do dia 12 de março. Autor e editores convidam os internautas a realizar o download e compartilhar o link para a obra nas redes e entre seus pares.

A Educação Inclusiva faz parte de toda a trajetória de pesquisa de José Ribamar Lopes Batista Júnior, da especialização até o mestrado e o doutorado. Foto: +Karla Vidal

Durante o lançamento na cidade de Teresina, o autor vai distribuir livretos impressos com informações sobre a obra e atalho em QR Code para download. Os interessados podem escolher entre as versões PDF, ePub e Mobi disponíveis no link: http://goo.gl/g61SY0.

Assista ao vídeo de lançamento:

Comentários

Postagens mais visitadas